29 de jul. de 2011

Conferência Estadual - III

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 27/07/2011, na Seção I, Página 31/32, a Resolução SJDC nº 027, de 26/07/2011, que dispõe sobre o Regulamento da XIII Conferência Estadual do Idoso.
Se desejar poderá ler a Resolução clicando as figuras abaixo.


28 de jul. de 2011

Saúde do Idoso

São diretrizes importantes para a atenção integral à saúde do idoso:
  1. promoção do envelhecimento ativo e saudável;
  2. manutenção e reabilitação da capacidade funcional;
  3. apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.
O envelhecimento ativo e saudável consiste na busca pela qualidade de vida por meio da alimentação adequada e balanceada, prática regular de exercícios físicos, convivência social estimulante, busca de atividades prazerosas e/ou que atenuem o estresse, redução dos danos decorrentes do consumo de álcool e tabaco e diminuição significativa da auto-medicação. Um idoso saudável tem sua autonomia preservada, tanto a independência física, como a psíquica.
É importante qualificar os serviços de Saúde para trabalhar com aspectos específicos da saúde da pessoa idosa (como a identificação de situações de vulnerabilidade social, a realização de diagnóstico precoce de processos demenciais, a avaliação da capacidade funcional etc). É necessário garantir acesso a instrumentos diagnósticos adequados, a medicação e a reabilitação funcional da população idosa, prevenir a perda de capacidade funcional ou reduzir os efeitos negativos de eventos que a ocasionem.
Cabe, portanto, à gestão municipal da saúde desenvolver ações que objetivem a construção de uma atenção integral à saúde dos idosos em seu território. É fundamental organizar as equipes de Saúde da Família e atenção básica, incluindo a população idosa em suas ações (por exemplo: atividades de grupo, promoção da saúde, hipertensão arterial e diabetes mellitus, sexualidade, DST/aids). Seus profissionais devem estar sensibilizados e capacitados a identificar e atender às necessidades de Saúde dessa população.
 
Maiores Informações:
Disque Saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

27 de jul. de 2011

Conferência Regional - III

De acordo com informações da Comissão Organizadora a III Conferência Regional da Pessoa Idosa, que acontecerá no dia 15 de Agosto no município de Hortolândia, com início programado para às 13h00, será realizada no seguinte endereço:

CÂMARA MUNICIPAL DE HORTOLÂNDIA
Rua Sebastião Custódio de Oliveira, nº 20
Bairro Remanso Campineiro
Hortolândia/SP
13184-507
(19) 3897-9900

Novas gerações rendem homenagem aos avós

Com um lugar cativo no coração de netos, bisnetos e até tataranetos, vovôs e vovós têm um dia especial, a próxima terça-feira
Alguns dizem que eles são pais duas vezes, outros cumprem rigorosamente o almoço semanal junto deles e as longas conversas repletas da experiência acumulada ao longo dos anos. E os vovôs e vovós têm uma data especialmente dedicada a eles na próxima terça-feira, quando comemora-se o Dia Nacional dos Avós. O Correio foi às ruas e descobriu histórias de vovôs e vovós que são uma lição de vida, seja ensinando, cuidando e até mesmo suando a camisa. Uns com pouca idade, outros com quase um século de vida.
É o caso de Maria Aparecida Pedrosa, ou simplesmente a vovó Cida, de 94 anos. “Mas já vou fazer 95 no dia 11 de agosto”, lembrou.
De olhos azuis e com mãos habilidosas para o crochê e para o corte e costura, é vovó 32 vezes. Teve 11 filhos e os netos aumentaram a família em mais 53 membros, os bisnetos. Esses, por sua vez, tiveram 38 filhos, os tataranetos de Cida. Dois deles já têm 17 anos. Ao todo, são 123 descendentes a partir dos netos.
Ela conta que se casou cedo, aos 14 anos. Dois anos mais tarde, teve sua primeira filha, a que lhe deu mais netos, dez no total. Foi vovó pela primeira vez aos 36 anos. Depois, os outros filhos foram chegando e a família sempre aumentando. “Me sinto muito feliz pela família que tenho, me orgulho de meus filhos terem aprendido tudo o que ensinei e terem passado de geração em geração”, disse Cida, que apesar de não saber ler nem escrever, domina muito bem as palavras.
Vovó Cida também tem uma ótima memória. Além de contar as histórias de sua vida com riquezas de detalhes, afirma que sabe todas as datas de nascimento dos filhos e netos, e nos aniversários faz questão de ligar para desejar felicidades.
Como a família não para de crescer, uma das filhas já providenciou um caderno com anotações com nome e data de nascimento de todos os membros. Caderno que ganhará duas novas marcações ainda este ano. É que duas bisnetas da vovó estão grávidas.
A família, que preparou uma grande festa de aniversário em 2006 para comemorar os 90 anos da matriarca, lembrou que há cinco anos eram cem descendentes, número que já passou para 123 e ainda este ano vai para 125. Por isso, a expectativa é grande para a comemoração dos 100 anos da vó Cida, que pretende reunir todos em uma grande reunião de família. “Eu me sinto recompensada com uma família dessas”, disse.
Em forma Com bem menos netos, mas com uma saúde de ferro, Neide Gianeri é fã das academias. Aos 54 anos e com três netinhos, ela não perde o pique e garante a ida à academia todas as noites. Para ela, a idade não é nenhum empecilho, mas gera desconfiança. “Muitos não acreditam quando falam que tenho três netos”, se diverte.
A rotina na academia é pesada, e não fica apenas nos exercícios aeróbicos.
Neide malha e defende a qualidade de vida. “Não interessa a idade, o importante é manter uma boa saúde, com exercícios regulares”, disse. Neide, que às vezes pratica boxe, disse que o neto de 8 anos já a desafiou para uma disputa, mas no videogame.
O filho Ederson Venâncio Lisboa, de 29 anos, diz que hoje incentiva a mãe. “Quando criança, era ela que me incentivava e sempre nos colocou para fazer esportes”, contou Lisboa, que assim como irmão é professor de educação física. E, se depender da vovó atleta, o destino dos netinhos também terá muito esporte.
Um vovô especial Sebastião Martins Vital, de 73 anos, não tem netos de sangue, mas se orgulha em dizer que é avô de mais de 500 crianças de creches municipais de Barão Geraldo. O vovô Sebastião, como é chamado pelas crianças, é conhecido por ser o jardineiro-poeta de Campinas e dá aulas para os pequenos dentro do projeto Plantas e Poesias. “É um trabalho maravilhoso, que me orgulha muito”, disse o vovô de Barão.
O segredo da longevidade, diz, está na maneira de encarar o mundo e nas atitudes. “Só de eu ter nascido já sou um vitorioso. E a vida é linda, por isso, precisamos aproveitar o lado bonito dela”, ensina Sebastião Assim como ensina as crianças, ele cultiva uma horta em sua casa, onde passa boa parte do tempo quando não está dando aula.
Para ele, ter o contato com os pequenos o faz cada dia melhor. “Quando eu chego na escola, é vovô Sebastião para lá, vovô Sebastião para cá. Isso não tem preço.” O vovô-professor também garante que volta a ser criança ao lado dos netos do coração. “Eu me divirto demais com crianças de 2, 3 anos. Um dia, uma aluna me falou que eu parecia com a irmã dela, de 3 anos, isso é muito bom”, se diverte. Para ele, a relação avô e neto não está na biologia, mas, sim, no coração. “É o sentimento de cuidado, de amor que me faz avô dessas crianças.”

Família reunida
A missão de reunir os integrantes da família para a foto da reportagem ficou com o neto Clodoaldo Osnir Mangulin, de 37 anos. Foram apenas dois dias para tentar juntar filhos, netos, bisnetos e tataranetos de Maria Aparecida Pedrosa, a vovó Cida, uma missão quase impossível.
Participaram do encontro as quatro gerações: três filhos, seis netos, oito bisnetos e um tataraneto, além de um marido e duas esposas dos netos. A última vez que a família se mobilizou para reunir os parentes aconteceu em 2006, no aniversário surpresa de 90 anos da matriarca.
A preparação começou cinco meses antes e “ainda assim foi difícil juntar todo mundo”, disse Mangulin, que falou do carinho que toda família tem pela vovó. “Ela é um exemplo de pessoa para cada um aqui.”.
Apesar de não estar completa, a família foi muito bem representada pelas gerações. A sessão de fotos despertou o comentário bem humorado da protagonista da história. “Está dando mais trabalho hoje (no dia da foto) do que quando criei todos os meus filhos”, brincou, garantindo os sorrisos de todos na imagem. (FT/AAN)
Fonte: artigo publicado no jornal Correio Popular de 24/07/2011.

26 de jul. de 2011

Convênios dificultam adesão de idosos

Isso ocorre porque planos não podem se recusar a aceitar maiores de 59 anos e lei proíbe reajuste por faixa etária
Corretores afirmam que empresas não pagam comissão nesses contratos; advogadas dizem que é irregular

No começo do ano, a nutricionista Nádia de Carvalho, 32, começou uma cruzada que parece sem fim: tentar contratar plano de saúde para os pais, que têm 64 anos.
Ligou para uma lista de corretores e ouviu que eles não comercializavam os planos das maiores empresas para idosos. Se quisesse contratá-los, disseram, ela teria que ligar para os convênios.
Ao procurar as empresas, ninguém soube informar o que ela deveria fazer para conseguir firmar contrato.
A situação que Nádia vive é comum: idosos têm dificuldade para contratar um plano. Isso porque o Estatuto do Idoso impede que planos individuais sejam reajustados por faixa etária depois que o usuário completa 59 anos.
Como, também por lei, as empresas não podem negar que idosos adquiram seus planos, a tática tem sido dificultar a adesão deles.
A Folha contatou dez corretores, dizendo que queria contratar um plano para uma idosa de 67 anos. Para maiores de 59 anos, disseram que não poderiam vender planos da Amil, Medial, Dix, Unimed Paulistana e Intermédica, as maiores de SP para planos individuais. Três disseram que não os vendem pois as empresas não pagam comissão nesse caso.
"Se fosse atender, gastaria com almoço, condução e não seria reembolsado. Deixaram de pagar para que a gente não ofereça o plano para maiores de 59 anos", disse um deles. "Dificultam ao máximo até a pessoa desistir."
A Folha ligou diretamente para a Amil (que responde ainda por Medial e Dix). A atendente disse que a idosa tinha que marcar avaliação com o médico da empresa. A data mais próxima para essa consulta era em 40 dias.
Na Intermédica, o atendente disse que funcionário ligaria de volta em até duas semanas. Quando a reportagem mostrou interesse em um plano para alguém mais jovem, o retorno foi no dia.
No atendimento da Unimed Paulistana, em dois telefonemas diferentes, funcionários pediram para que a repórter deixasse um número de contato que uma pessoa do "setor específico para maiores de 59 anos" retornaria. Mas ninguém ligou.
Em uma terceira tentativa, a atendente, que depois explicou que era corretora, aceitou atender a idosa. Ela disse que os colegas haviam recusado por se tratar de alguém maior de 59 anos.
A advogada Renata Vilhena Silva, especialista na área de saúde, diz que a prática é irregular. "Se a empresa oferta um produto no mercado, divulga, não pode escolher para quem vai vender."
Luciana Dantas, especialista de proteção e defesa do consumidor do Procon-SP, concorda. "Não pode ter uma diferenciação. O idoso tem privilégios perante a lei."

OUTRO LADO
Operadoras negam vetar a entrada de mais velhos.
A Intermédica reconhece não pagar comissão para corretores que fazem planos para idosos.
Ela afirma que, com isso, pretende direcionar melhor o atendimento ao idoso, pois o cliente procura diretamente a empresa e passa por uma avaliação física.
Essa avaliação, diz, visa ajudar o idoso a optar pelo plano adequado e direcioná-lo para programas de prevenção, em caso de necessidade.
A Unimed Paulistana só informou que "todos os planos comercializados e dirigidos a todas as faixas etárias estão em conformidade às normas preconizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar". Não comentou sobre o não comissionamento dos corretores.
Disse que, caso os interessados em adquirir um de seus planos necessitem de informação adicional, devem entrar em contato pelo 0/xx/11/3113-3300 (segunda a sexta, das 8h às 17h30).
A reportagem ligou para o número (que não é visível no site) e foi informada por um atendente que os idosos devem comparecer diretamente à sede da empresa, pois se trata de uma "venda administrativa", já que os corretores não "recebem comissão".
A Amil não retornou até a conclusão desta edição.
Fonte: artigo de Talita Bedinelli, para a Folha de 25/07/2011.

25 de jul. de 2011

Consumo de antipsicóticos cresce

Consumo de antipsicóticos cresce entre crianças e idosos
Drogas psiquiátricas já respondem por metade das de uso controlado no país
Indicação desse tipo de remédio para tratar demências pode levar a quedas, derrames, diabetes e morte

Estamos nos tornando uma nação de psicóticos?
A questão que tem inflamado debates nos EUA, por conta do aumento no uso de drogas antipsicóticas, chegou ao Brasil. Essa classe terapêutica já é uma das mais comuns entre as de venda controlada por aqui.
Dados de um recente boletim divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostram que a maior parte (44%) dos 143 tipos de medicamento controlado à venda no país servem para tratar transtornos mentais e comportamentais. Os antipsicóticos, indicados principalmente para esquizofrenias e transtornos bipolar e maníaco-depressivo, respondem por 16,1% do total. Os antidepressivos vêm em seguida, com 15,4%.
A Anvisa não sabe informar quantas unidades de cada produto foram vendidas nem a frequência do consumo. O mercado de antipsicóticos movimentou R$ 306,8 milhões nos últimos 12 meses, segundo a IMS Health, consultoria especializada na indústria farmacêutica. Especialistas dizem observar um crescimento na indicação de antipsicóticos na infância, na adolescência e na velhice, seguindo a tendência norte-americana.
Segundo estudo da Universidade Columbia (EUA), as receitas de antipsicóticos para crianças de dois a sete anos, para tratar doenças como transtorno bipolar, dobraram de 2000 a 2007. Estima-se que 500 mil crianças nos EUA usem essas drogas.

SEM INDICAÇÃO
O psiquiatra Theodor Lowenkron, da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, reconhece que o uso dos antipsicóticos tem provocado controvérsia, mas defende que os medicamentos, quando bem indicados, podem ser usados na infância, na adolescência e na velhice. "Tem que haver transtorno mental com sintomas psicóticos. E a indicação nesses casos deve ser feita com muita cautela, com doses menores comparadas às dos adultos."
A pediatra Ana Maria Escobar, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, conta que é cada vez mais frequente a indicação de remédios para crianças, mesmo quando não há um distúrbio psiquiátrico.
"Atendi um menino que já estava tomando remédio para deficit de atenção, mas o que ele tinha era um problema auditivo. Não aprendia porque não ouvia."

RISCOS
Embora a prescrição de antipsicóticos não tenha sido aprovada para idosos com demência ou psicose relacionada com demência, o uso desses medicamentos tem aumentado entre os mais velhos, especialmente aqueles internados em asilos.
Segundo a psiquiatra Ana Cecília Marques, da Unifesp, a indicação de antipsicóticos para tratar demências tem várias restrições em razão dos efeitos adversos.
"Eles podem causar muitos danos aos idosos, como a redução da pressão arterial, que pode levar a quedas."
Vários estudos sugerem que os antipsicóticos aumentam o risco de diabetes, derrame, pneumonia e morte em idosos com demência.
Na opinião de Marques, são três as explicações para o aumento na prescrição de antipsicóticos: a busca por resoluções rápidas para conflitos, a preferência dos psiquiatras por indicar remédios a investir em terapias mais demoradas e o assédio da indústria farmacêutica nessa área.
"A indústria farmacêutica pode estimular o uso excessivo ou desnecessário dessas drogas, mas os órgãos reguladores devem coibir isso", diz Theodor Lowenkron.
Fonte: artigo de Cláudia Colluci, para a Folha de 25/07/2011.

24 de jul. de 2011

Depressão nos Idoso.

Se desejar leia abaixo, clicando na figura, o quadro sobre Depressão nos Idoso, publicado pelo jornal Agora. Você vai ficar sabendo "O que é?", principais sintomas, episódios que pode levar a um quandro depressivo, causas, trabamento, e o crescimento do transtorno, como ajudar.
Boa leitura!

22 de jul. de 2011

Conferência Regional - II

O Conselho Estadual do Idoso de São Paulo, por meio da sua Conselheira Representante da Regional Administrativa Quatro, promoverá a III Conferência Regional da Pessoa Idosa, no dia 15 de agosto de 2011, das 13h às 17h30min, no Município de Hortolândia.
Os Municípios deverão retornar as propostas e confirmar as presenças até o dia 05 de agosto de 2011, para o seguinte email: conselhosmunicipaisdesumare@yahoo.com.br, ou pelos seguintes telefones: (19) 3828-6423 / (19) 3828-8431.
Ressaltamos que a Regional Administrativa Quatro, composta de 97 cidades, poderá encaminhar para a Conferência Estadual do Idoso, que será realizada em São Paulo de 21 a 23 de setembro, 70 Delegados, sendo 60% vindos da Sociedade Civil e 40% do Poder Executivo.

São Paulo, 22 de julho de 2011.

Nelsi Rodrigues da Conceição
Conselheira Estadual


III CONFERÊNCIA REGIONAL DA PESSOA IDOSA
Data: 15 de Agosto de 2011
Local: Município de Hortolândia
Endereço: A confirmar
Contato: Nelsi Rodrigues da Conceição (Conselheira Estadual)
Fone (19) 3828-6423 – (19) 3828-8431 – (19) 9835-0173

PROGRAMAÇÃO
13:00 h Credenciamento e inscrição dos candidatos a delegados
14:00 h Composição da mesa de abertura e apresentação do Coral dos Idosos – Hortolândia
14:30 h Sensibilização dos 4 eixos da Conferência
15:00 h Discussão dos eixos (grupos de trabalho)
16:00 h Coffee
16:15 h Deliberação das Demandas
17:00 h Eleição dos Delegados
17:30 h Encerramento

20 de jul. de 2011

Conferência Regional - I

Irá ocorrer no dia 15/08/2011, das 13h00 às 18h00, na Farmacêutica EMS, na cidade de Hortolândia, a Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, com a seguinte programação (sujeita à alteração):
  • 13h00 - Credenciamento e inscrição dos candidatos à delegados
  • 14h00 - Mesa de Abertura, Coral, e Leitura do Regimento Interno.
  • 14h30 - Palestra "Sensibilização sobre os eixos" - Rose Scatena
  • 15h00 - Discussão dos Eixos
  • 16h00 - Lanche
  • 16h15 - Eleição dos Delegados
  • 17h30 - Leitura da Ata
  • 18h00 - Encerramento
Na mediação dos eixos, Vinhedo e Valinhos ficarão com a coordenação do item III - "Fortalecimento e Integração dos Conselhos : existir, participar, estar no alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos", onde deverão ser indicados 4 representantes, sendo dois coordenadores e 2 relatores (duas pessoas de cada cidade).
O total de Delegados que deverão ser eleitos na Conferência Regional para a Conferência Estadual é de setenta delegados.
Os municípios que não enviarem seus candidatos, ficarão sem as vagas na etapa estadual e os outros municípios não poderão ocupá-las.
Quanto ao percentual de participação. Valinhos irá encaminhar quatro candidatos à Delegados para a Conferência Regional e posterior Estadual. Os números são definidos conforme o total de idosos de cada município.
Receberemos nos próximos dias, via e-mail, a confirmação sobre o número exato de representantes, além da documentação necessária para o credenciamento dos mesmos, que deverá ser apresentada no dia.
Serão recebidas também via e-mail, informações sobre o envio das discussões nos municípios para compilação e organização por esta comissão.
A próxima reunião da Comissão Organizadora irá ocorrer no dia 08/08/2011, às 9h00, na cidade de Sumaré.

19 de jul. de 2011

Conferência Estadual - II

A Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, irá ocorrer no período de 21 a 23/09/2011, no Hotel Monte Real, na cidade de Aguas de Lindóia/SP, com previsão de 560 (quinhentos e sessenta) delegados de todo o estado.
O custeio do Hotel será a cargo do Estado e demais gastos deverão ser custeados pelo Muncípio ou pelos Participante.

12 de jul. de 2011

Conferência Estadual - I

De acordo com Decreto do Governo do Estado de São Paulo foi convocada a XIII Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que irá ocorrer no período de 21 a 23 de setembro de 2011.
Transcrevemos abaixo o referido Decreto.


DECRETO Nº 57.119, DE 8 DE JULHO DE 2011

Convoca a XIII Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e dá providências correlatas

GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,

Decreta:

Artigo 1º - Fica convocada a XIII Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada no período de 21 a 23 de setembro de 2011, sob a coordenação do Conselho Estadual do Idoso, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Artigo 2º - A Conferência de que trata o artigo 1º deste decreto terá como tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil” e por objetivo debater avanços e desafios da Política Nacional do Idoso e demais assuntos referentes ao envelhecimento humano.

Artigo 3º - A Conferência de que trata o artigo 1º deste decreto constitui fase preparatória para a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e será precedida por etapas municipais e regionais, nas quais serão escolhidos e indicados os delegados participantes da Conferência Estadual.

Parágrafo único - A não realização das etapas municipais e regionais mencionadas no “caput” deste artigo não inviabilizará a realização da XIII Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

Artigo 4º - Serão delegados natos para a participação na III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa os integrantes titulares do Conselho Estadual do Idoso.

Artigo 5º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 8 de julho de 2011

GERALDO ALCKMIN
Governado

Luís Daniel Pereira Cintra
Secretário-Adjunto, Respondendo pelo Expediente da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Sidney Estanislau Beraldo
Secretário-Chefe da Casa Civil

Publicado na Casa Civil, aos 8 de julho de 2011.

11 de jul. de 2011

Programa de Atendimento.

Segue abaixo programação para os meses de Julho, Agosto e Setembro de 2011, do Programa de Atendimento ao Idoso, para ler basta clicar na figura abaixo.